Propriedades funcionais e nutricionais do amendoim


Propriedades nutricionais

A grande vantagem do amendoim é sua composição de alta qualidade nutricional. Portanto, ele pode ser largamente aproveitado como suplemento proteico na merenda escolar, por exemplo. Em 2004, o governo da Paraíba recomendou seu uso na alimentação de alunos da rede pública.

O óleo de amendoim, devido à sua composição rica em gorduras insaturadas (aproximadamente 80%), tem comportamento semelhante ao azeite de oliva. Por ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL), está presente nas dietas médicas para diabéticos.

Importante ressaltar o desenvolvimento de nova variedade de amendoim, IAC Caiapó, mais adaptada às nossas condições de clima e solo. Efetuado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), esse tipo propiciará melhora importante na qualidade do grão, o que será motivo de novas oportunidades de negócios tanto nacional quanto internacionalmente.

Benefícios do amendoim

Ácido fólico ou folato

Essencial para a formação correta do sistema nervoso do feto.

Ácido graxo monoinsaturado

Conhecido como gordura do bem, contribui para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) pelo fígado e elevar as taxas do colesterol bom (HDL).

O LDL em excesso provoca aumento da deposição de placas de gordura nas artérias, impedindo o fluxo sanguíneo. Já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado. Esse processo é fundamental para evitar doenças cardiovasculares, como a aterosclerose (entupimento das artérias).

Mesmo com alto valor calórico, o amendoim não contém colesterol por ser de origem vegetal.

Cálcio

Fortalece a estrutura óssea e previne osteoporose. Deve ser sempre consumido em conjunto com o magnésio.

Ferro

Fundamental na dieta das gestantes, pois ajuda no crescimento do feto e na formação do sistema nervoso do bebê, além de reduzir infecções comuns na gravidez. Também é extremamente importante ao longo da vida toda: é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia.

Fibra alimentar

Gera saciedade e ajuda no emagrecimento.

Fósforo e potássio

São aliados dos adeptos de atividade física: ajudam a afastar a fadiga e dar pique. O fósforo auxilia na formação dos ossos e é fundamental na constituição do rim. O potássio melhora a contração muscular.

Gordura

É fonte concentrada de energia. Serve de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (insolúveis em água). Além disso, é precursora de diversos hormônios e protege as membranas celulares.

Gordura monoinsaturada

Contribui para a eliminação de peso. Mantém o nível de açúcar no sangue estável e ativa o metabolismo da queima de gordura. Além disso, converte os estoques de gordura corporal em energia.

Magnésio

Importante para circulação, fortalecimento dos músculos e cicatrizações. Essencial para o sistema nervoso. Ajuda a manter o estresse longe.

Ômega-3

Reduz moderadamente os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Igual ao Omega-6, previne o envelhecimento por funcionar como renovador celular.

Ômega-6

Renovador celular, previne o envelhecimento precoce.

Selênio

Eficácia na redução do estresse celular, físico e emocional.

Vitamina E

Nutriente famoso pela ação antioxidante, ou seja, combate ao excesso de radicais livres e prevenção de tumores. Aumenta a resistência dos músculos ao reduzir dores, e preserva o sistema imunológico.

Vitaminas do complexo B

Essenciais ao sistema nervoso. Auxiliam na digestão e afastam o mau-humor por ajudar na formação de neurotransmissores como a serotonina – sinônimo de bem-estar.

Outros benefícios: amendoim a favor da beleza

– Protege os vasos sanguíneos.

– Tem ação anti-inflamatória.

– Previne o envelhecimento precoce.

– Combate o enfraquecimento de unhas e cabelos.

– Regula a oleosidade da pele.

– Afasta dermatites e seborreia.

Características nutricionais

Valores nutricionais de amendoim torrado para porção de 100 gramas.

informações-nutricionais_amendoim